O país que eu adoraria conhecer é a Itália, que foi o berço de várias culturas e povos europeus, além de ser o 18º país mais desenvolvido do mundo e o 8º no índice mundial de qualidade de vida.
Curiosidades:
* Antes de adotar o Euro como moeda, a Itália usava a Lira italiana.
* A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo. Há também falantes de francês, alemão e esloveno.
* Além de capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália, bem como a 3ª da União Europeia que mais recebe turistas.
* Milão é uma das maiores produtoras de moda de alto luxo. A cidade é a sede de grifes como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana. A semana da Moda de Milão é uma das mais prestigiadas do mundo.
* É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades. Transita-se somente a pé, de bicicleta ou de motocicletas.
* Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida.
* Os pedágios são cobrados apenas em estradas expressas. Existem sempre estradas públicas alternativas para o mesmo destino.
* É possível pegar ônibus noturno, no qual se dorme em Bolonha, e ao acordar se está em Paris.
Maiores cidades:
* É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades. Transita-se somente a pé, de bicicleta ou de motocicletas.
* Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida.
* Os pedágios são cobrados apenas em estradas expressas. Existem sempre estradas públicas alternativas para o mesmo destino.
* É possível pegar ônibus noturno, no qual se dorme em Bolonha, e ao acordar se está em Paris.
* Em um ponto entre a França e a Itália há um túnel tão extenso que o motorista permanece aproximadamente 30 minutos dentro da montanha.
* Jovens de classe média têm o costume de beber cerveja em praça pública e de tomar banho de sol nos parques, durante o verão.
* O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Uma da versões mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.
* Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Preparada com paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica.
* Os italianos elegeram uma Rainha da Mortadela: a atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estreou La Mortadella, filme dirigido pelo diretor Mário Monicelli.
* Criada por imigrantes italianos, a linguiça calabresa não existe na Itália.Ela recebeu o nome da pimenta da Calábria usada na sua composição.
* O salame é tipicamente italiano. O nome é derivado do verbo italiano salare, que significa salgar.
* Os italianos comem pizza "dobrada" como sanduíche pelas ruas.
* A legítima mussarella (em italiano, mozzarella) italiana é produzida com leite de búfala.
* Os italianos não usam o sobrenome do meio.
* O Cruzeiro e o Palmeiras foram times fundados por italianos. Antigamente o Palmeiras era conhecido apenas por Palestra Itália.
* O clima da Itália varia de região para região.O norte da Itália (Milão, Turim e Bolonha) tem um clima continental, quando ao sul de Florença apresenta o clima mediterrânico, com verões tipicamente secos e ensolarados.
* Bicicleta é meio comum de transporte na Itália.
* O sul da Itália é pobre e o nordeste é rico.
* Os prédios não tem porteiros e a grande maioria não tem garagem. Os carros são deixados nas ruas.
* As universidades públicas italianas têm vagas garantidas por quotas para estrangeiros não pertencentes à comunidade europeia.
* A nota de euro mais baixa é a de 5, portanto, para a grande maioria das pequenas compras do cotidiano, utilizam-se moedas.
* As ruas são lavadas periodicamente com carros-pipa municipais, e os carros que permanecerem estacionados durante tal limpeza, serão rebocados.
* Os italianos dizem "tchau" ao encontrar alguém.
* O Dia dos Pais na Itália é comemorado no dia 19 de março, porque é o dia de São José.
* Italianos de modo geral não falam inglês, mas falam francês ou espanhol.
Roma
Milão
Nápoles
Turim
Palermo
Gênova
Bolonha
Florença
Estas são as maiores cidades da Itália, mas todas as demais são belas e dignas de serem visitadas.
Eis aqui um pouquinho da Itália, para que a vontade de viajar pessoalmente para lá, se torne realidade um dia.
Este é um dos países mais lindos da Europa. A Itália é maravilhosa!!!!
Bjus
Sônia
Oi amiga querida!
ResponderExcluirParabéns pela MARAVILHOSA postagem!
Simplesmente FANTÁSTICAS todas as imagens!
Estou com a mochila nas costas vibrando com tantas maravilhas!
Obrigada por participar de nosso DESAFIO.
BEIJOCAS!
Olá Sônia querida, vim conferir a sua postagem. Que linda!! Adorei. Tenho amigas que moram na Itália e realmente as imagens dizem tudo !! Parabéns. Super bjs, Elo
ResponderExcluirmenina, não morro sem ir a Roma.... mas tb quero is a Firenze, Milano, Pompeia, passear pela costa Amalfitana..ir a Pisa, Turino e muito mais..adoro o povo italiano.. amo a Itália..adorei o post..bjs
ResponderExcluirtititi da dri