terça-feira, 31 de janeiro de 2012

9º Desafio Blogueiras Unidas: Volta ao mundo em 24 horas

O país que eu adoraria conhecer é a Itália, que foi o berço de várias culturas e povos europeus, além de ser o 18º  país mais desenvolvido do mundo e o 8º no índice mundial de qualidade de vida.

Curiosidades:
* Antes de adotar o Euro como moeda, a Itália usava a Lira italiana.

* A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo. Há também falantes de francês, alemão e esloveno.

* Além de capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália, bem como a 3ª da União Europeia que mais recebe turistas.

* Milão é uma das maiores produtoras de moda de alto luxo. A cidade é a sede de grifes  como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana. A semana da Moda de Milão é uma das mais prestigiadas do mundo.

* É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades. Transita-se somente a pé, de bicicleta ou de motocicletas.

* Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida.

* Os pedágios são cobrados apenas em estradas expressas. Existem sempre estradas públicas alternativas para o mesmo destino.

* É possível pegar ônibus noturno, no qual se dorme em Bolonha,  e  ao acordar se está em Paris.

* Em um ponto entre a França e a Itália há um túnel tão extenso que o motorista permanece aproximadamente 30 minutos dentro da montanha.

* Jovens de classe média têm o costume de beber cerveja em praça pública e de tomar banho de sol nos parques, durante o verão.

* O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Uma da versões mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu  o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.

* Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Preparada com paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica.

* Os  italianos elegeram uma Rainha da Mortadela: a atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estreou La Mortadella, filme dirigido pelo diretor Mário Monicelli.

* Criada por imigrantes italianos, a linguiça calabresa não existe na Itália.Ela recebeu o nome da pimenta da Calábria usada na sua composição.

* O salame é tipicamente italiano. O nome é derivado do verbo italiano salare, que significa salgar.

* Os italianos comem pizza "dobrada" como sanduíche pelas ruas.

* A legítima mussarella (em italiano, mozzarella) italiana é produzida com leite de búfala.

* Os italianos não usam o sobrenome do meio.

* O Cruzeiro e o Palmeiras foram times fundados por italianos. Antigamente o Palmeiras era conhecido apenas por Palestra Itália.

* O clima da Itália varia de região para região.O norte da Itália (Milão, Turim e Bolonha) tem um clima continental, quando ao sul de Florença apresenta o clima mediterrânico, com verões tipicamente secos e ensolarados.

* Bicicleta é meio comum de transporte na Itália.

* O sul da Itália  é pobre e o nordeste é rico.

* Os prédios não tem porteiros e a grande  maioria não tem garagem. Os carros são deixados nas ruas.

* As universidades públicas italianas têm vagas garantidas por quotas para estrangeiros não pertencentes à comunidade europeia.

* A nota de euro mais baixa é a de 5, portanto, para a grande maioria das pequenas compras do cotidiano, utilizam-se moedas.

* As ruas são lavadas periodicamente com carros-pipa municipais, e os carros que permanecerem estacionados durante tal limpeza, serão rebocados.

* Os italianos dizem "tchau" ao encontrar alguém.

* O Dia dos Pais na Itália é comemorado no dia 19 de março, porque é o dia de São José.

* Italianos de modo geral não falam inglês, mas falam francês ou espanhol.






Maiores cidades:


Roma









Milão







Nápoles





Turim






Palermo






Gênova





Bolonha




Florença




Estas são as maiores cidades da Itália, mas todas as demais são belas e dignas de serem visitadas.
Eis aqui um pouquinho da Itália, para que a vontade de viajar pessoalmente para lá, se torne realidade um dia.
Este é um dos países mais lindos da Europa. A Itália é maravilhosa!!!!

Bjus
Sônia

3 comentários:

  1. Oi amiga querida!
    Parabéns pela MARAVILHOSA postagem!
    Simplesmente FANTÁSTICAS todas as imagens!

    Estou com a mochila nas costas vibrando com tantas maravilhas!

    Obrigada por participar de nosso DESAFIO.
    BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia querida, vim conferir a sua postagem. Que linda!! Adorei. Tenho amigas que moram na Itália e realmente as imagens dizem tudo !! Parabéns. Super bjs, Elo

    ResponderExcluir
  3. menina, não morro sem ir a Roma.... mas tb quero is a Firenze, Milano, Pompeia, passear pela costa Amalfitana..ir a Pisa, Turino e muito mais..adoro o povo italiano.. amo a Itália..adorei o post..bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir